Sociolinguística
Questão 1/12
-
Considere a seguinte citação:
“O preconceito e a intolerância linguística
demonstram o comportamento de um falante em relação ao outro. Porém, é importante
lembrar que a fala de uma pessoa é reflexo de uma ideologia, de um contexto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: LEITE, Marli Quadros. Preconceito e
intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2008. p. 13,14.
De acordo com os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna sobre o ensino e o preconceito linguístico,
é correto afirmar que, para o professor de português se contrapor ao ensino
preconceituoso da língua, ele deve:
A- Enfatizar
que o português é uma língua difícil e, por isso, deve fazer o aluno decorar
todas as regras da norma padrão da língua.
B Reforçar o ensino da prosódia presente
na gramática normativa tradicional, salientando que existe uma única forma
correta de se falar a língua.
C Utilizar diferentes
gêneros textuais nas aulas de modo a fazer com que o aluno conheça e respeite
as mais variadas formas de se falar a língua portuguesa no Brasil.
D Privilegiar
o ensino de análise sintática e metalinguística e, para tal, utilizar
exclusivamente frases construídas com a variante padrão da língua.
E Priorizar a correção da fala do aluno
para evitar que ele fale errado.
________________________________________
Questão 2/12
- Sociolinguística
Leia a seguinte citação:
“Na década de sessenta, surge a Teoria da
Variação ou Sociolinguística Quantitativa, desenvolvida a partir da proposta de
Weinrich, Labov e Herzog [...], com o objetivo de descrever a língua e seus
determinantes sociais linguísticos, levando em conta seu uso variável”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
HORA, D. Sociolinguística.
<http://www.cchla.ufpb.br/clv/images/docs/modulos/p8/p8_2.pdf>. Acesso em
05 dez 2016. p. 99.
De acordo com os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna, o ramo de estudo da Sociolinguística pode
ser definido como:
A O
ramo da Linguística que estuda a formação tradicional de professores que
considera a língua como fenômeno homogêneo.
B O ramo da Linguística que estuda a
existência de uma norma inculta, o que pressupõe uma sociedade sem cultura.
C O ramo da Linguística que prescreve o
uso da norma culta por todos os falantes da Língua Portuguesa.
D O ramo da Linguística
que estuda a língua em uso das comunidades de fala na sociedade.
E O
ramo da Linguística que estuda e defende a atitude purista em relação ao uso da
língua.
________________________________________
Questão 3/12
- Sociolinguística
Leia a seguinte citação:
“Ao longo de seu tempo histórico, as línguas
mudam: há mudanças fônicas, mórficas, sintáticas e léxico-semânticas. Contudo,
a história de uma língua, como a história dos homens, como disse Michel
Foucault, ‘não é uma duração: é uma multiplicidade de tempos que se emaranham e
se envolvem uns nos outros’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Teorias
da mudança linguística e a sua relação com a(s) história(s) da(s) língua(s).
<http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6874.pdf>. Acesso em 13 fev.
2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna, as mudanças linguísticas ocorrem, pois:
A) A
variação é um processo natural de adaptação de todas as línguas.
B) As línguas estão dicionarizadas e há
conflitos entre os dicionários no que diz respeito a descrever como se escreve
e como se fala a língua.
C) A
língua evolui para uma normatização definitiva.
D) As
gramáticas normativas acompanham e descrevem as novas possibilidades de se
falar e escrever a língua padrão.
E) Os
falantes falam conforme o padrão prescrito nas gramáticas normativas.
________________________________________
Questão 4/12
- Sociolinguística
Leia a seguinte informação:
“No ensino de língua praticado nas escolas,
as especificidades do português brasileiro são pouco ou mal reconhecidas e, no
mais das vezes, quando mencionadas, se destinam a condenar os supostos ‘erros’
cometidos pelos brasileiros ao falar/escrever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: BAGNO, M. Tarefas de Educação
Linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 5, n. 1,
p. 63-81, 2005. p. 71. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982005000100004>.
Acesso em 22 fev. 2017.
Considerando os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna, a partir dos princípios da
Sociolinguística, qual deve ser a nova postura do professor de língua materna?
Analise os elementos citados a seguir e assinale V para verdadeiro, e F para
falso.
I. ( )
Promover diversas situações de uso da língua para que o aluno saiba adequar a
sua expressão escrita ou falada em cada uma delas.
II. ( ) Sensibilizar o aluno para as várias
possibilidades de expressão da língua oral e escrita.
III. (
) Impedir que a língua portuguesa sofra mudanças.
IV. (
) Evitar o preconceito linguístico, promovendo a tolerância frente ao
diferente.
Agora, selecione a alternativa que apresenta
a sequência correta:
A V – V – F – V
B V – F –
V – V
C F
– V – V – V
D V
– V – V – F
E F – F – V – V
________________________________________
Questão 5/12
- Sociolinguística
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Uma teoria geral de uma mudança
linguística para ser satisfatória deverá dar conta das condições que
determinaram o início a velocidade, a direção, a propagação e o término de uma
determinada mudança, e, eventualmente, a partir de dados analisados de vários
sistemas, generalizar o conjunto de tais condições para a mudança linguística”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: TARALLO, F. A pesquisa Sociolinguística.
8. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 84.
De acordo com os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna, analise os elementos citados a seguir e
identifique o que é correto afirmar sobre a mudança linguística, assinalando V
para verdadeiro, e F para falso.
I. ( )
As adaptações da língua desconsideram as peculiaridades culturais da vida de
uma comunidade ou de uma região.
II. (
) A mudança linguística é uma implicação indispensável para que a língua
possa adaptar-se às necessidades do falante.
III. (
) Ainda que reflexo da heterogeneidade e pluralidade da sociedade, a
língua é um sistema estável, impermeável a fatores externos .
IV. (
) A gramaticalização é um exemplo de mudança linguística.
Agora, selecione a alternativa que apresenta
a sequência correta:
A F – V –
V – F
B V – V – V – F
C F – V – F – V
D V – V – F – F
E V – F – F – V
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Questão 6/12
- Sociolinguística
Leia o trecho de texto a seguir:
“A diferença entre a oralidade e a escrita é
que, na oralidade, dificilmente percebe[-se] a mudança no ato da fala, enquanto
que, na escrita, a mudança se dá no momento em que o aluno faz uma associação
com a fala e consequentemente a transfere para a escrita, ocasionando a
diferença ortográfica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SILVA, S. A. S.; RODRIGUES, M. L.
Metaplasmos: A diferença entre a fala e a escrita. Web-Revista Sociodialeto.
v.1, nº 6, 2012.
<http://www.sociodialeto.com.br/edicoes/11/07022012125352.pdf>. Acesso em
22 fev. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna no que diz respeito ao erro ortográfico,
tendo em vista a perspectiva dos estudos sociolinguísticos sobre a variação, é
correto afirmar que:
I. O erro ortográfico pode marcar
negativamente a pessoa que o cometeu.
II. O professor de língua materna precisa
entender a origem e as possíveis consequências do erro ortográfico.
III. Socioculturalmente, no Brasil, o erro
ortográfico não representa uma transgressão à convenção ortográfica vigente nas
gramáticas normativas.
IV. O erro ortográfico ocorre essencialmente
pelo fato de que, pela convenção ortográfica vigente, as palavras apresentam
mais do que uma grafia oficial, o que confunde a pessoa no momento de escrever.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A I, III e IV.
B II, III e IV.
C I e II.
D I e III.
E II e IV.
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Questão 7/12
- Sociolinguística
Atente para a seguinte afirmação:
“Dentre o universo das mudanças e variações
linguísticas, encontra-se um subconjunto de variações que descreve como um item
lexical vem a desempenhar funções gramaticais ou um item gramatical vem a
assumir funções mais gramaticais ainda”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Alcione. Estudo do processo
de gramaticalização do verbo ir: uma análise diacrônica.
<http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2014/01/323-%E2%80%93-343-Estudo-do-processo-de-gramaticaliza%C3%A7%C3%A3o-do-verbo-ir-uma-an%C3%A1lise-diacr%C3%B4nica.pdf>.
Acesso em 03 mar. 2017.
De acordo com o livro-base A sociolinguística
e a língua materna sobre a mudança linguística, o fenômeno da língua que mostra
como as formas passam, no decorrer do tempo, de estatuto lexical para
gramatical ou mais gramatical ainda é denominado de:
A Normatização.
B Gramaticalização.
C Flexibilização.
D Sincronização.
E Prefixação.
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Questão 8/12
- Sociolinguística
Considere o seguinte fragmento de texto:
“A educação linguística nas escolas
brasileiras atravessa, no momento atual, uma crise inegável. Na verdade,
ampliando o foco de análise, é possível dizer que é o panorama geral das
relações entre língua e sociedade que exibe uma série de distorções e
mal-entendidos. Existe, antes de mais nada, uma demanda social por educação
linguística que suscita, da parte das diferentes instâncias ocupadas com o
tema, conjuntos variados de respostas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: BAGNO, M. Tarefas de Educação
Linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. v. 5, n. 1,
p. 63-81, 2005. p. 64.
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982005000100004>.
Acesso em 22 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna por que é importante integrar a teoria da
variação linguística às aulas de língua materna? A esse respeito, analise os
elementos citados a seguir e assinale V para verdadeiro, e F para falso.
I. ( )
Para que professores e alunos conheçam os motivos pelos quais há formas
inovadoras e conservadoras na língua.
II. (
) Para que o erro seja avaliado dentro de situações de comunicação.
III. (
) Para que o ensino priorize a dimensão comunicativa da língua, e não
apenas a norma padrão escrita e falada.
IV. (
) Para que o ensino seja essencialmente normativo.
V. ( )
Para que o ensino torne-se, predominantemente prescritivo.
Agora, selecione a alternativa que apresenta
a sequência correta:
A V – V –
F – V – F
B V – F –
V – V – V
C F – V – V – V – V
D V – V – V – F – F
E F – F – V – F – F
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Questão 9/12
- Sociolinguística
Leia a seguinte citação:
“A sociolinguística nasce da percepção da
relação existente entre a sociedade e a linguagem, uma vez que a primeira é
fator determinante da variação da segunda. Por considerar a língua a partir do
uso efetivo que os seus falantes fazem dela, os estudos sociolinguísticos foram
os primeiros a compreenderem os ‘erros’ recorrentes na língua sob um ponto de
vista científico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, J. C. et al A noção de erro na
perspectiva da sociolinguística e a gramática normativa: reflexões sobre ensino
da língua materna. In: II – Conedu – Congresso Nacional de Educação. p. 1.
<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID7439_08092015200740.pdf>.
Acesso em 07 dez. 2016.
Considerando os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna sobre a noção de erro na perspectiva dos
estudos sociolinguísticos, analise as afirmações a seguir e assinale V para
verdadeiro, e F para falso.
I. ( )
Socioculturalmente, no Brasil, o que foge às regras fixadas pelas gramáticas
normativas não é considerado erro.
II. (
) Para a Sociolinguística, não há erro, há uma inadequação do dialeto à
situação de comunicação.
III. (
) A noção de erro possui dois pontos de vista: o científico
(linguístico) e o sociocultural.
IV. (
) O que a sociedade caracteriza como erro, a Sociolinguística vê como
possibilidades que não satisfizeram às expectativas do ouvinte em relação ao
falante.
Agora, selecione a alternativa que apresenta
a sequência correta:
A V – V –
V – F
B V – F –
V – F
C F – V
– F – V
D F – V – V – F
E F – V – V – V
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Questão
10/12 - Sociolinguística
Considere a seguinte definição:
Conforme Coseriu, “o termo dialeto, enquanto
oposto à língua, designa uma língua menor incluída em uma língua maior, que é,
justamente, uma língua histórica (ou idioma). Uma língua histórica – salvo
casos especiais – não é um modo de falar único, mas uma família histórica de
modos de falar afins e interdependentes, e os dialetos são membros dessa
família ou constituem famílias menores dentro de uma família maior”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: SILVA, M. E. Os estudos dialetológicos e
o seu compromisso com o ensino.
<http://www.filologia.org.br/abf/volume2/numero1/06.htm>. Acesso em 05
out. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna no que concerne à comparação entre os
dialetos, é correto afirmar que:
A As diferenças e semelhanças entre os
dialetos são de fácil observação, investigação e descrição.
B Os
dialetos constituem grande problema nos estudos linguísticos, pois não possuem
regras.
C Os
dialetos ocorrem no interior das comunidades de fala, sendo que uns podem ser
considerados melhores do que outros.
D Não há um dialeto melhor ou mais correto do que outro.
E A escolha do idioma de um país ocorre mediante
a comparação entre os dialetos considerados mais corretos pelos
sociolinguistas.
________________________________________
Questão
11/12 - Sociolinguística (questão opcional)
Leia a seguinte citação:
“A Sociolinguística é uma ciência autônoma e
interdisciplinar que teve início em meados do século XX, embora haja vários
linguistas que, muitos anos antes dos anos 1960, já desenvolviam seus
trabalhos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de
Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 11.
De acordo com os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna no que se refere ao surgimento da
Sociolinguística, as primeiras considerações sociais ligadas à linguagem foram feitas
por:
A) Saussure cuja concepção de língua
baseia-se na homogeneidade do sistema linguístico e cujos estudos excluem a
dimensão social da língua.
B) Weinreich
e seus alunos William Labov e Martin Herzog ao estudarem a heterogeneidade linguística
por meio de pesquisas sobre o uso real da língua nos Estados Unidos.
C) Sociólogos ou antropólogos que, reunidos em uma associação,
delineiam uma nova área interdisciplinar, integrando estudos em ciências
sociais e linguística.
D) Chomsky ao propor uma gramática gerativa
cujo falante ideal não sofre intervenção de fenômenos sociais.
E) Jakobson
com suas pesquisas sobre dialetos.
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Questão
12/12 - Sociolinguística (questão opcional)
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[Um] dos maiores desafios das aulas de
português diz respeito, sem dúvida, ao tratamento da variação linguística e,
fundamentalmente, aos saberes gramaticais – permeados por diferentes normas
linguísticas – que devem estar presentes na escola. [...] A multifacetada
realidade brasileira em todas as suas expressões socioculturais, reflete-se na
produtiva e saudável convivência de diversas variedades linguísticas da vida
escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: MARTINS, M. A.; VIEIRA, S. R.; TAVARES,
M. A. Ensino de português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 9.
De acordo com os conteúdos do livro-base A
Sociolinguística e a língua materna sobre a variação linguística e o ensino da
língua materna, na perspectiva dos estudos sociolinguísticos, analise as
afirmativas a seguir e identifique o que é importante fazer para que a
aprendizagem da língua seja significativa, assinalando V para verdadeiro, e F
para falso.
I. (
) Utilizar textos produzidos pelos próprios alunos.
II. (
) Esclarecer as diferenças no uso da língua falada e da língua escrita.
III. (
) Identificar, juntamente com os alunos, dialetos diversos em diferentes
produções orais e escritas.
IV. (
) Insistir no uso exclusivo da norma culta da língua de modo a fazer com
que o aluno aprenda a escrever e a falar de acordo com o que prescreve as
gramáticas normativas.
Agora, selecione a alternativa que apresenta
a sequência correta:
A V – V –
F – V
B V – F –
V – V
C F – V – V – V
D V – V – V – F
E F – F – F – V
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ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirTopp
ResponderExcluirEssa Apol me ajudou muito. Tirei dúvidas, obg.
ResponderExcluirameeii
ResponderExcluiresse site me ajudou muito, obrigado.
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirAmei
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