EDUCAÇÃO
ESPECIAL E INCLUSIVA
Questão 1/5
-
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Brasil, o atendimento às pessoas com
deficiência física foi primeiramente realizado na Santa Casa de Misericórdia de
São Paulo, em uma classe especial anexa ao hospital”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação
especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p.
35.
De acordo com o livro-base Fundamentos para
educação especial, no texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial
na Educação Básica, promulgada pela Res. Nº 2/2001, qual é a definição dada
para educação especial? Assinale a alternativa correta:
A) Por educação especial, modalidade da educação
escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta
pedagógica que assegure recursos e serviços especiais.
B) Por
educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo
educacional definido por uma proposta pedagógica que substitua os serviços
educacionais comuns.
C) Por
educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo
educacional definido por uma proposta pedagógica que supra alguns casos nas
escolas.
D) Por
educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo
educacional definido por uma proposta pedagógica que promova necessidade
educacionais especiais.
E) Por
educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo
educacional definido por uma proposta pedagógica que preste auxílio ao
professor.
________________________________________
Questão 2/5 - Educação Especial e
Inclusiva
Leia o
fragmento de texto a seguir:
“Conhecer o
continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é
preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até
no mesmo país, ao longo do tempo”.
Após esta
avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro:
SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e
fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.
Sabemos que
existe a possibilidade de transformar em
prática os discursos que propõem educação para todos. Há várias propostas
viáveis para alcançar esse objetivo. De acordo com o fragmento acima e o
livro-base Fundamentos para educação especial
sobre algumas dessas propostas, leia as afirmativas a seguir e assinale
V para as afirmativas/propostas verdadeiras e F para as afirmativas/propostas
falsas:
I. ( v) É
necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os
alunos.
II. ( v) Na
escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o
compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. (f ) É
fundamental contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a
igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( v) A
escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão
crítica.
Agora,
marque a sequência correta:
A) F – F
– V – F
B) V – V – V – F
C) V – V – F –
V
D) F – V – V – F
E) V – F – V – F
________________________________________
Questão 3/5
- Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O período da história da educação especial
no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado [...]
'pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela
manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais,
frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação
especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p.
32.
Segundo muitos críticos a terminologia das
necessidades educacionais especiais, apesar de ter ajudado a derrubar muitos
estereótipos, é muito abrangente e acaba colocando na mesma classificação
estudantes com graves deficiências e outros com apenas dificuldades de
aprendizagem. Considerando o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para
educação especial sobre as críticas à terminologia das necessidades
educacionais especiais, leia as afirmativas a seguir:
I. Terminologia muito abrangente, que se
refere a alunos com e sem deficiência, incluindo os que apresentam dificuldades
de aprendizagem ou superdotação.
II. Expressão muito precisa, que elimina a
necessidade de ser explicada para compreender os limites de sua definição.
III. Contém eufemismos que escondem a
situação real de deficiência, ou seja, ao não tratar diretamente da deficiência
a terminologia acaba encobrindo-a.
IV. Ampliação desmedida do universo de alunos
a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função
dessa modalidade educacional.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I,
II e III
B) I,
III e IV
C) II,
III e IV
D) III
e IV
E) I
e IV
________________________________________
Questão 4/5
- Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como modalidade de educação escolar, cabe à
educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos
alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na
vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades,
potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de
ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no
livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e
fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o fragmento acima e os
conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial sobre os materiais
que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, leia as sentenças
a seguir que apresentam os recursos que elas possuem e assinale V para as
afirmativas que os apresentam de modo verdadeiro e F para as sentenças que os
apresentam de modo falso:
I. (V ) Fones de ouvidos e microfones;
scanner; impressora a laser
II. (V ) Teclado com colmeia; acionador de
pressão; dominó
III. (V ) Esquema corporal; memória de
numerais; mesa redonda
IV. ( F) Soroban; reglete de mesa; software
de programas musicais
Agora marque a sequência correta:
A) V – F – F – F
B) V – V – V –
F
C) F – V – V – V
D) F – V – V – F
E) V – F – V – F
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Questão 5/5
- Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No que diz respeito mais especificamente aos
benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de
disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola,
contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos
filhos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação
especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p.
153.
De acordo com o livro-base Fundamentos para
educação especial, as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional
Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº
4/2009), aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos
recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere, na ordem
sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos:
1.
Alunos com deficiência – surdos
2.
Alunos com deficiência visual
3.
Alunos com deficiência intelectual
4.
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
5.
Alunos com altas habilidades/superdotação
( 1 ) Educação bilíngue.
( 4 ) Adequação de objetivos,
conteúdos e metodologias.
( 2 ) Atividades de vida autônoma.
( 3) Desenvolvimento dos
processos mentais superiores.
5)
Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas
públicas de ensino regular.
Agora,
marque a sequência correta:
A) 3 – 2 – 5 – 1 – 4
B) 4 – 3 – 2 – 1 – 5
C) 5 – 4 – 3 – 2 – 1
D) 1 – 4 – 2 – 3 – 5
E) 1 – 5 – 3 – 2 – 4
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