segunda-feira, 11 de maio de 2020

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA


EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Questão 1/5 -
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência física foi primeiramente realizado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em uma classe especial anexa ao hospital”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 35.
De acordo com o livro-base Fundamentos para educação especial, no texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, promulgada pela Res. Nº 2/2001, qual é a definição dada para educação especial? Assinale a alternativa correta:

A) Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços especiais.
 B) Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que substitua os serviços educacionais comuns.       
 C) Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que supra alguns casos nas escolas.
 D) Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que promova necessidade educacionais especiais.
 E) Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que preste auxílio ao professor.
________________________________________
Questão 2/5 - Educação Especial e Inclusiva   
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Conhecer o continuum de serviços que compõe a educação especial é muito importante, mas é preciso lembrar que a rede de serviços pode variar de um país para outro e até no mesmo país, ao longo do tempo”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 112.
Sabemos que existe a  possibilidade de transformar em prática os discursos que propõem educação para todos. Há várias propostas viáveis para alcançar esse objetivo. De acordo com o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial  sobre algumas dessas propostas, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas/propostas verdadeiras e F para as afirmativas/propostas falsas:
I. ( v) É necessário um currículo que reflita as necessidades diferenciadas de todos os alunos.
II. ( v) Na escola inclusiva, pressupõe-se uma concepção cuja práxis tenha como princípio o compromisso com a qualidade de uma formação integral do aluno.
III. (f ) É fundamental contribuir para a consolidação de uma sociedade que traz a igualdade na escola mesmo com pouca reflexão crítica.
IV. ( v) A escola deve oferecer conhecimentos que favoreçam a análise e a reflexão crítica.
Agora, marque a sequência correta:
 A) F – F – V – F
B) V – V – V – F
C) V – V – F – V
D) F – V – V – F
E) V – F – V – F
________________________________________
Questão 3/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado [...] 'pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias’”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: IBPEX, 2010. p. 32.
Segundo muitos críticos a terminologia das necessidades educacionais especiais, apesar de ter ajudado a derrubar muitos estereótipos, é muito abrangente e acaba colocando na mesma classificação estudantes com graves deficiências e outros com apenas dificuldades de aprendizagem. Considerando o fragmento acima e o livro-base Fundamentos para educação especial sobre as críticas à terminologia das necessidades educacionais especiais, leia as afirmativas a seguir:
I. Terminologia muito abrangente, que se refere a alunos com e sem deficiência, incluindo os que apresentam dificuldades de aprendizagem ou superdotação.
II. Expressão muito precisa, que elimina a necessidade de ser explicada para compreender os limites de sua definição.
III. Contém eufemismos que escondem a situação real de deficiência, ou seja, ao não tratar diretamente da deficiência a terminologia acaba encobrindo-a.
IV. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional.
Estão corretas apenas as afirmativas:

A)        I, II e III
B)        I, III e IV
C)        II, III e IV
D)        III e IV
E)        I e IV
________________________________________
Questão 4/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, leia as sentenças a seguir que apresentam os recursos que elas possuem e assinale V para as afirmativas que os apresentam de modo verdadeiro e F para as sentenças que os apresentam de modo falso:
I. (V ) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. (V ) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. (V ) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. ( F) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
Agora marque a sequência correta:
A) V – F – F – F
B) V – V – V – F
C) F – V – V – V
D) F – V – V – F
E) V – F – V – F
________________________________________
Questão 5/5 - Educação Especial e Inclusiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 153.
De acordo com o livro-base Fundamentos para educação especial, as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009), aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos:
     1. Alunos com deficiência – surdos
     2. Alunos com deficiência visual
     3. Alunos com deficiência intelectual
     4. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
     5. Alunos com altas habilidades/superdotação
  
  ( 1  ) Educação bilíngue.
  (  4 ) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
  ( 2  ) Atividades de vida autônoma.
  (   3) Desenvolvimento dos processos mentais superiores.
     5) Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular.
Agora, marque a sequência correta:

A) 3 – 2 – 5 – 1 – 4
B) 4 – 3 – 2 – 1 – 5
C) 5 – 4 – 3 – 2 – 1
D) 1 – 4 – 2 – 3 – 5
E) 1 – 5 – 3 – 2 – 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário