QUESTÃO 1/5 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicoslplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]".
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicoslplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está
disponível em: LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1997, p. 148.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no
livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos
filosófico, pedagógico e psicológico, esse tipo de filosofia pertence
a qual período histórico?
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A
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Pré-história.
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B
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Antiguidade.
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C
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Idade
Média.
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D
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Idade Moderna.
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E
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Contemporaneidade.
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Questão 2/5 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A teoria de aprendizagem significativa,
trazida por Ausubel, é o oposto da educação reacionária e violenta. No viés
dessa teoria, a construção de valores teóricos reforça a participação e as
experiências do aprendiz, dando ênfase à compreensão, no sentido amplo do
conhecimento. Dessa forma, oportuniza às vivências exteriores a sala de aula
atribuírem significado ao que é aprendido, evitando-se a memorização de um
conteúdo sem sentido".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLES, Gilsani Dalzoto; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O “mundo” das ciências no espaço da sala de aula: o ensino como um espaço de aproximação. In.: NADAL, Beatriz Gomes. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007, p. 99.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLES, Gilsani Dalzoto; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O “mundo” das ciências no espaço da sala de aula: o ensino como um espaço de aproximação. In.: NADAL, Beatriz Gomes. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007, p. 99.
Conforme os conteúdos das aulas e livro-base Teorias
da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e
psicológico, Ausubel é um importante representante da aprendizagem
significativa, e, portanto, da psicologia...
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A
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Interacionista.
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B
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Behaviorista.
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C
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Cognitivista.
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D
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Marxista.
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E
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Minimalista.
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Questão 3/5 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a
seguir:
"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que
conduzia as crianças até os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos
necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas
conquistas bélicas eram mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão,
com o tempo passaram a ser eles os próprios cducadorcs (foi especialmente o que
ocorreu com a conquista da Grécia por Roma). Esse fenômeno refere-se à formação
cultural e à própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar
os cidadãos da sociedade grega".
Após esta avaliação, caso queira ler o
texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Claudia Mara de. Pedagogo
escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010, p.
15.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no
livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos
filosófico, pedagógico e psicológico, como se chamava esse escravo
participante do processo educativo das crianças?
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A
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Filósofo.
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B
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Preceptor.
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C
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Professor.
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D
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Pedagogo.
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E
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Psicólogo.
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Questão 4/5 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Revendo a
escrita na escola da perspectiva de Vygotsky, percebe-se que o ensino, ainda
hoje, baseia-se em treinos ortográficos, exaustivos e repetitivos exercícios
que objetivam que a criança apreenda a correspondência fonema/grafema como se
ela se constituísse apenas de simples habilidade visomotora. Segundo Vygotsky,
“ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não
se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal forma a mecânica de ler o que
está escrito que se acaba obscurecendo a linguagem escrita como tal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o
texto integralmente, ele está disponível em: FRANGELLA, Rita de Cássia
Prazeres. Com a palavra, a escrita. In.: KRAMER, Sonia; et al. Infância e
educação infantil. 6 ed. Campinas: Papirus, 1999, p. 63-64.
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base Teorias
da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e
psicológico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para
as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I – ( ) A teoria de Vigotski traz
contribuições indispensáveis para a educação, principalmente nas questões
ligadas à linguagem.
II – ( ) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da criança na escola.
III – ( ) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos.
II – ( ) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da criança na escola.
III – ( ) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos.
Agora marque a sequência correta:
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A
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F – V – V.
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B
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V – F – V.
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C
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V – V – F.
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D
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F – F – V.
|
|
E
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V – F – F.
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Leia o fragmento de texto a seguir:
"Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu
levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele
não se satisfez com as concepções tradicionais da Psicologia que procuravam
estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se
que o adulto era mais inteligente que a criança porque era capaz de resolver
problemas mais complexos que a criança. Em análises comparativas verificava-se
que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o
adulto seria mais inteligente que a criança.
Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito
desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de
uma estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no
momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com
problemas dessa natureza".
Após esta avaliação,
caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIES, Bruno
Edgar. A aprendizagem sob um enfoque cognitivista: Jean Piaget. In.: LA
ROSA, Jorge de (org.). Psicologia e educação: o significado do aprender.
7 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 103.
Com base no conteúdo das aulas e no
livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos
filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da Epistemologia
Genética (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir:
I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de
adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança
aprende.
II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se
na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social.
III – Como o foco teórico de Piaget é o
desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do
conhecimento pelo adulto.
IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as
teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio
indivíduo.
Estão corretas as afirmativas:
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A
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I e IV apenas.
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B
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II e III apenas.
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C
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I e III apenas.
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D
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II e IV
apenas.
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E
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III e IV apenas.
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