QUESTÃO 1/5 - GESTÃO ESCOLAR
Considere
o seguinte fragmento de texto:
“São
duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica,
sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e
democrático-participativa”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao
cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação,
Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo
em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as
características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial,
as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas
características.
1.
Técnico-científica.
2.
Autogestionária.
3.
Interpretativa.
4.
Democrático-participativa.
( ) Esta concepção de gestão escolar defende
que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
( ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a
auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de
alternância no exercício de funções.
( ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder
está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que
uns têm mais autoridade do que outros.
( ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação
organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os
significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter
formal, estrutural, normativo.
Agora,
marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1 – 3 – 4 – 2
B 2 – 4 – 3 – 1
C 2 – 3 – 1 – 4
D 4 – 2 – 1 – 3
E 1
– 2 – 3 – 4
Questão 2/5 - Gestão Escolar
Leia
o fragmento de texto a seguir:
“O
conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído
o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por
constituir–se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
WERLE, F. O. Conselhos escolares: Implicações na gestão da escola básica. Rio
de Janeiro: DP&A, 2003. p. 58.
Segundo
os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho
escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e
financeiros. Quais são as competências administrativas do conselho escolar?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as
falsas.
I. (
) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de
ensino.
II.
( ) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico da unidade de ensino.
III.
( ) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da
educação.
IV.
( ) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao
mérito e resultados.
Agora,
marque a alternativa com a sequência correta:
A F – F –
V – V
B F – V – F – V
C V – F – V – V
D V – V – F – F
E V
– V – V – F
Questão 3/5 - Gestão Escolar
Leia
o seguinte fragmento de texto:
“Gestão
educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino
como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as
diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas
educacionais e projetos pedagógicos das escolas”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis:
Vozes, 2008. p. 35.
Considerando
os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre as concepções
autogestionária e interpretativa de gestão, analise as afirmativas a seguir,
assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I.
( ) Ambas têm em comum os princípios de
decisões coletivas, ações organizadoras, ênfase nas inter-relações e não nas
tarefas.
II.
( ) As duas contemplam o processo de
evolução na escola, bem como os pressupostos com foco no planejamento
participativo, no compartilhamento das tarefas e na estrutura organizacional de
relacionamento.
III.
( ) Na área educacional, esses modelos
de gestão são geralmente assumidos pelo poder privado com uma política de
planejamento não participativo.
IV.
( ) As concepções autogestionária e
interpretativa não desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão
compartilhada.
Agora,
assinale a alternativa com a sequência correta:
A F – F –
V – F
B F – V – F – V
C V – F – V – V
D V – V – F – F
E F
– F – V – V
Questão 4/5 - Gestão Escolar
Considere
a citação a seguir:
“Ambas
as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa
‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir
um bem, defendendo os interesses de quem os possui’. Administrar seria,
portanto, a rigor, uma aplicação de gerir”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
FERREIRA, A. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias – evoluções e
tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 2002. p.
6.
A
administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da
sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda
organização tem uma administração. Considerando os conceitos relacionados à
administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as
afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I.
( ) O ato de administrar, como o
conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas
práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos
e contextos sociais.
II.
( ) Administração é a utilização
racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em
coerência com o seu objeto de trabalho.
III.
( ) A administração não é uma atividade
exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também
realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV.
( ) Os princípios administrativos das
organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a
administração é exercida nas organizações como também o é na instituição
escolar.
Agora,
assinale a alternativa com a sequência correta:
A F – F –
F – V
B V – F – V – F
C V – V – F – V
D F – F – V – V
E V
– V – V – F
Questão 5/5 - Gestão Escolar
Leia
o fragmento de texto a seguir:
“Toda
vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação
de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública,
isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a
perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
BARTNIK, H. L. de S. Gestão educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 122.
Tendo
em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão educacional sobre a gestão
democrática na escola, responda corretamente à seguinte questão: o que se pode
fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola? Analise as
afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para
as afirmativas falsas.
I.
( ) A tarefa de gerir democraticamente
uma escola deve consistir inicialmente em tomar consciência das condições
concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das
relações no interior da escola.
II.
( ) Para a escola ter uma gestão
democrática, há a necessidade de os diretores, juntamente com as equipes
pedagógicas, administrativas e docentes, ampliarem a compreensão do significado
da escola no contexto da sociedade contemporânea.
III.
( ) Para a escola ter uma gestão
democrática, é necessário que a direção escolar converse apenas com a
comunidade escolar, ouvindo sugestões para melhorias. Somente dessa forma a
escola poderá ter uma gestão democrática efetiva.
IV.
( ) A gestão democrática na escola
somente passará a existir a partir do dia em que a comunidade assumir a direção
da escola de maneira coletiva, pois a direção escolar, juntamente com a equipe
pedagógica, não tem condições de implantar um projeto de democratização.
Agora,
marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A F – V –
F – V
B V – F – V – F
C V – V – F – F
D F – F – V – V
E V
– V – V – F
muito util, obrigado!
ResponderExcluir