sexta-feira, 6 de julho de 2018

GESTÃO ESCOLAR


QUESTÃO 1/5 - GESTÃO ESCOLAR

Considere o seguinte fragmento de texto:
“São duas as concepções de gestão [escolar]: a técnico-científica e a sociocrítica, sendo que esta última se divide em autogestionária, interpretativa e democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Daniel Junior de. Gestão escolar: Reflexões sobre formas de acesso ao cargo e a concepção adotada pelo gestor. REVELLI: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas/GO, v. 7, n. 1, jun., p. 112-121, 2015. p. 113.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, enumere, na ordem sequencial, as concepções de gestão escolar listadas abaixo às suas respectivas características.
1. Técnico-científica.
2. Autogestionária.
3. Interpretativa.
4. Democrático-participativa.
(   ) Esta concepção de gestão escolar defende que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
(   ) Esta concepção de gestão escolar enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, o poder está centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
(   ) Nesta concepção de gestão escolar, a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

A         1 – 3 – 4 – 2
B         2 – 4 – 3 – 1
C         2 – 3 – 1 – 4
D         4 – 2 – 1 – 3
 E        1 – 2 – 3 – 4

Questão 2/5 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir–se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WERLE, F. O. Conselhos escolares: Implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 58.

Segundo os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são as competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.

I. ( ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
II. ( ) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico da unidade de ensino.
III. ( ) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
IV. ( ) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:

A         F – F – V – V
 B        F – V – F – V
 C        V – F – V – V
 D        V – V – F – F
 E        V – V – V – F

Questão 3/5 - Gestão Escolar
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 35.
Considerando os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre as concepções autogestionária e interpretativa de gestão, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) Ambas têm em comum os princípios de decisões coletivas, ações organizadoras, ênfase nas inter-relações e não nas tarefas.
II. (   ) As duas contemplam o processo de evolução na escola, bem como os pressupostos com foco no planejamento participativo, no compartilhamento das tarefas e na estrutura organizacional de relacionamento.
III. (   ) Na área educacional, esses modelos de gestão são geralmente assumidos pelo poder privado com uma política de planejamento não participativo. 
IV. (  ) As concepções autogestionária e interpretativa não desenvolvem o raciocínio que orienta a concepção de gestão compartilhada.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:

A         F – F – V – F
 B        F – V – F – V
 C        V – F – V – V
 D        V – V – F – F
 E        F – F – V – V

Questão 4/5 - Gestão Escolar
Considere a citação a seguir:
“Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, A. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias – evoluções e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 2002. p. 6.
A administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda organização tem uma administração. Considerando os conceitos relacionados à administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. (  ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. (  ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. (  ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:

A         F – F – F – V
 B        V – F – V – F
 C        V – V – F – V
 D        F – F – V – V
 E        V – V – V – F

Questão 5/5 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 122.
Tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base Gestão educacional sobre a gestão democrática na escola, responda corretamente à seguinte questão: o que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) A tarefa de gerir democraticamente uma escola deve consistir inicialmente em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola.
II. (   ) Para a escola ter uma gestão democrática, há a necessidade de os diretores, juntamente com as equipes pedagógicas, administrativas e docentes, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea.
III. (  ) Para a escola ter uma gestão democrática, é necessário que a direção escolar converse apenas com a comunidade escolar, ouvindo sugestões para melhorias. Somente dessa forma a escola poderá ter uma gestão democrática efetiva.
IV. (  ) A gestão democrática na escola somente passará a existir a partir do dia em que a comunidade assumir a direção da escola de maneira coletiva, pois a direção escolar, juntamente com a equipe pedagógica, não tem condições de implantar um projeto de democratização.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

A         F – V – F – V
 B        V – F – V – F
 C        V – V – F – F
 D        F – F – V – V
 E        V – V – V – F

Um comentário: