Leia
o trecho de texto a seguir: LIBRAS APOL
“Existem
sinais que podem levar os pais a suspeitarem que seu filho esteja apresentando
uma perda auditiva. [...] Após a suspeita, inicia-se a investigação: procura
por médicos e exames. O diagnóstico deve ser realizado o mais breve possível,
pois quanto mais cedo detectado o problema, melhor vai ser o desenvolvimento de
linguagem da criança”.
Após
esta avaliação, caso queira ler o texto
integralmente, ele está disponível em: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.;
MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na
escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. p. 17.
De acordo com os conteúdos do
texto-base As primeiras
aprendizagens da criança surda, a criança surda pré-linguística
é aquela que:
|
A
|
Nasceu surda ou
ensurdeceu nos primeiros meses de vida e não teve acesso à língua materna
(língua de sinais).
|
|
B
|
Teve contato com a língua materna
e conhece os conceitos desta língua de sinais.
|
|
C
|
Nasceu surda, fala e escreve com
facilidade pois teve contato com a língua oral desde o nascimento.
|
|
D
|
Devido à surdez causada
patologicamente nos primeiros meses de vida, tem sua memória auditiva
preservada, utilizando-se para interações comunicativas em sua língua materna
sem prejuízos
|
|
E
|
Conhece e utiliza a língua materna
para comunicar-se independentemente da idade da ocorrência da perda auditiva.
|
Questão
2/5 - Libras
Leia
o extrato de texto a seguir:
“Com
relação às crianças surdas, devemos ter a pretensão de modificar o quadro
vigente no que diz respeito aos déficits cognitivos e linguísticos, pois,
atualmente, reconhece-se que os surdos possuem as mesmas possibilidades
cognitivas que os ouvintes e, socialmente, apresentam-se como pertencentes a um
grupo não deficiente, com direito à língua e cultura próprias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 78.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 78.
Sobre
o potencial do indivíduo surdo, em todo o texto-base As primeiras aprendizagens da criança
surda é defendida a ideia de que, mesmo que não tenha sido
exposto a nenhum tipo de língua, seja ela espaço-visual ou oral-auditiva, ele
possui mecanismos e processos mentais em atividade. Isso reforça a ideia de
que:
|
A
|
A falta de língua não implica em
perdas cognitivas.
|
|
B
|
A falta de língua
implica em perdas cognitivas.
|
|
C
|
A falta de língua é própria do
sujeito surdo.
|
|
D
|
A falta de língua promove os
aspectos cognitivos e emocionais da mesma maneira que promove para os não
surdos.
|
|
E
|
A falta de língua promove os
aspectos linguísticos e emocionais.
|
Questão
3/5 - Libras
Leia
o fragmento de texto a seguir:
“Podem-se
organizar os principais fatores diferenciadores individuais os cinco seguintes:
a localização da lesão, a etiologia, a perda auditiva, a idade de início da
surdez e o ambiente educativo da criança. Uma surdez ou uma deficiência
auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via
auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em
função do lugar de onde se localiza a lesão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
De
acordo com o texto-base As
primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode
ser classificada em tipos e graus. Sobre o tipo de surdez denominado sensório-neural, é correto
afirmar que:
|
A
|
A surdez sensório-neural é
proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, passíveis de
tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico.
|
|
B
|
A surdez sensório-neural é
proveniente de patologias na orelha externa, passíveis de tratamento
cirúrgico na orelha interna.
|
|
C
|
A surdez sensório-neural afeta a
audição tanto da orelha externa quanto da orelha interna, apresentando uma surdez
de condução e ao mesmo tempo uma surdez sensório-neural.
|
|
D
|
A surdez sensório-neural é
proveniente de patologias na parte interna da orelha, passíveis de tratamento
cirúrgico e medicamentoso na parte externa da orelha.
|
|
E
|
Localizado na
orelha interna e/ou no nível central. É irreversível, pois atinge as células
neurais que quando lesionadas não se regeneram.
|
Questão
4/5 - Libras
Considere
o trecho de texto a seguir:
“Aprendizes tardios da primeira língua são praticamente inexistentes em comunidades de língua falada, o que não é o caso em comunidades sinalizantes. Uma vez que cerca de 95% das crianças surdas possuem pais ouvintes [conforme Mitchell e Karchmer], não é de se admirar que a grande maioria não esteja exposta à língua de sinais desde o nascimento. [...] Não se entende muito bem como essa exposição linguística tardia afeta o desenvolvimento linguístico, porém, fica evidente que os efeitos existem".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LILLO-MARTIN, Diane. Estudos de aquisição de línguas de sinais: Passado, presente e futuro. In. QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de (Org.). Questões teóricas das pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, p. 191-210, 2008. p. 203.
“Aprendizes tardios da primeira língua são praticamente inexistentes em comunidades de língua falada, o que não é o caso em comunidades sinalizantes. Uma vez que cerca de 95% das crianças surdas possuem pais ouvintes [conforme Mitchell e Karchmer], não é de se admirar que a grande maioria não esteja exposta à língua de sinais desde o nascimento. [...] Não se entende muito bem como essa exposição linguística tardia afeta o desenvolvimento linguístico, porém, fica evidente que os efeitos existem".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LILLO-MARTIN, Diane. Estudos de aquisição de línguas de sinais: Passado, presente e futuro. In. QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de (Org.). Questões teóricas das pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, p. 191-210, 2008. p. 203.
Conforme
o estudado no texto-base As
primeiras aprendizagens da criança surda, pode-se compreender
que a comunicação não verbal é insuficiente para as interações sociais e para a
aquisição de aprendizagens mais complexas pelo sujeito surdo, havendo então...
|
A
|
a
necessidade da comunicação por desenhos.
|
|
B
|
a
necessidade da aquisição de uma língua.
|
|
C
|
a
necessidade da construção da identidade surda.
|
|
D
|
a
necessidade da aprendizagem sistemática de objetos.
|
|
E
|
a
necessidade da pesquisa linguística.
|
Questão
5/5 - Libras
Leia
a seguinte citação:
“Os
jogos de antecipação, em que a mãe e o filho aprendem um papel que se repete,
permitem que a criança realize as ações previstas e as altere com as ações da
mãe. Dessa forma, se estabelece uma estrutura interativa análoga à que se
criará depois com os intercâmbios linguísticos. Esses jogos são acompanhados e
reforçados com expressões orais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 177.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 177.
De
acordo com o conteúdo estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre
o brinquedo na educação precoce da criança surda, leia as sentenças a seguir,
assinalando V para as alternativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I.
( ) O brinquedo para a criança surda torna-se objeto de interação entre ele e o
meio ambiente ao qual está inserido, de modo que a criança poderá aprender conhecimentos
próprios de seu grupo sociocultural.
II.
( ) Ao ter a oportunidade de explorar o brinquedo, a criança tem contato com
diferentes vivências perceptivas, como reconhecer diferentes cores, tamanhos,
formas, texturas, cheiros etc.
III.
( ) Ao brincar, a criança surda desenvolve uma infinidade de ações, favorecendo
seu pensamento prático desde os primeiros meses de vida.
IV.
( ) Livros predominantemente teóricos devem ser utilizados em sala de aula para
com alunos surdos em detrimento de livros ilustrados.
Agora, marque a sequência correta:
|
A
|
F – V – V – V
|
|
B
|
F – F – F – V
|
|
C
|
V – V – F – F
|
|
D
|
V – V – V – F
|
|
E
|
F – V – V – F
|
|
|
|
MUITO OBRIGADA,AJUDOU MUITO.
ResponderExcluirFora a questão 2 em que a resposta correta é "A", as outras respostas me ajudaram muito. Obrigado
ResponderExcluirmuito bom , obrigada!
ResponderExcluircasino review 2021 - DRMCD
ResponderExcluirCasino Review 과천 출장안마 2020 - See 2021's Casino with real player 진주 출장마사지 ratings and feedback. Find great 경기도 출장마사지 deals at DRMCD. 원주 출장안마 Read honest casino reviews. Rating: 4 · Review by 경주 출장샵 Dr