sexta-feira, 6 de julho de 2018

LIBRAS APOL


Leia o trecho de texto a seguir:  LIBRAS APOL

“Existem sinais que podem levar os pais a suspeitarem que seu filho esteja apresentando uma perda auditiva. [...] Após a suspeita, inicia-se a investigação: procura por médicos e exames. O diagnóstico deve ser realizado o mais breve possível, pois quanto mais cedo detectado o problema, melhor vai ser o desenvolvimento de linguagem da criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. p. 17.
De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a criança surda pré-linguística é aquela que:
A
Nasceu surda ou ensurdeceu nos primeiros meses de vida e não teve acesso à língua materna (língua de sinais).
B
Teve contato com a língua materna e conhece os conceitos desta língua de sinais.
C
Nasceu surda, fala e escreve com facilidade pois teve contato com a língua oral desde o nascimento.
D
Devido à surdez causada patologicamente nos primeiros meses de vida, tem sua memória auditiva preservada, utilizando-se para interações comunicativas em sua língua materna sem prejuízos
E
Conhece e utiliza a língua materna para comunicar-se independentemente da idade da ocorrência da perda auditiva.


Questão 2/5 - Libras
Leia o extrato de texto a seguir:
“Com relação às crianças surdas, devemos ter a pretensão de modificar o quadro vigente no que diz respeito aos déficits cognitivos e linguísticos, pois, atualmente, reconhece-se que os surdos possuem as mesmas possibilidades cognitivas que os ouvintes e, socialmente, apresentam-se como pertencentes a um grupo não deficiente, com direito à língua e cultura próprias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEVY, Cilmara Cristina Alves da Costa; SIMONETTI, Patrícia. O surdo em si maior. São Paulo. Editora Roca, 1999. p. 78.
Sobre o potencial do indivíduo surdo, em todo o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda é defendida a ideia de que, mesmo que não tenha sido exposto a nenhum tipo de língua, seja ela espaço-visual ou oral-auditiva, ele possui mecanismos e processos mentais em atividade. Isso reforça a ideia de que:
A
A falta de língua não implica em perdas cognitivas.
B
A falta de língua implica em perdas cognitivas.
C
A falta de língua é própria do sujeito surdo.
D
A falta de língua promove os aspectos cognitivos e emocionais da mesma maneira que promove para os não surdos.
E
A falta de língua promove os aspectos linguísticos e emocionais.


Questão 3/5 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Podem-se organizar os principais fatores diferenciadores individuais os cinco seguintes: a localização da lesão, a etiologia, a perda auditiva, a idade de início da surdez e o ambiente educativo da criança. Uma surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar de onde se localiza a lesão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode ser classificada em tipos e graus. Sobre o tipo de surdez denominado sensório-neural, é correto afirmar que:
A
A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, passíveis de tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico.
B
A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na orelha externa, passíveis de tratamento cirúrgico na orelha interna.

C
A surdez sensório-neural afeta a audição tanto da orelha externa quanto da orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo uma surdez sensório-neural.
D
A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na parte interna da orelha, passíveis de tratamento cirúrgico e medicamentoso na parte externa da orelha.
E
Localizado na orelha interna e/ou no nível central. É irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram.

Questão 4/5 - Libras
Considere o trecho de texto a seguir:

“Aprendizes tardios da primeira língua são praticamente inexistentes em comunidades de língua falada, o que não é o caso em comunidades sinalizantes. Uma vez que cerca de 95% das crianças surdas possuem pais ouvintes [conforme Mitchell e Karchmer], não é de se admirar que a grande maioria não esteja exposta à língua de sinais desde o nascimento. [...] Não se entende muito bem como essa exposição linguística tardia afeta o desenvolvimento linguístico, porém, fica evidente que os efeitos existem".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LILLO-MARTIN, Diane. Estudos de aquisição de línguas de sinais: Passado, presente e futuro. In. QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de (Org.). Questões teóricas das pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, p. 191-210, 2008. p. 203.
Conforme o estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, pode-se compreender que a comunicação não verbal é insuficiente para as interações sociais e para a aquisição de aprendizagens mais complexas pelo sujeito surdo, havendo então...
A
a necessidade da comunicação por desenhos.
B
a necessidade da aquisição de uma língua.
C
a necessidade da construção da identidade surda.
D
a necessidade da aprendizagem sistemática de objetos.
E
a necessidade da pesquisa linguística.


Questão 5/5 - Libras
Leia a seguinte citação: 
“Os jogos de antecipação, em que a mãe e o filho aprendem um papel que se repete, permitem que a criança realize as ações previstas e as altere com as ações da mãe. Dessa forma, se estabelece uma estrutura interativa análoga à que se criará depois com os intercâmbios linguísticos. Esses jogos são acompanhados e reforçados com expressões orais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 177.
De acordo com o conteúdo estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o brinquedo na educação precoce da criança surda, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O brinquedo para a criança surda torna-se objeto de interação entre ele e o meio ambiente ao qual está inserido, de modo que a criança poderá aprender conhecimentos próprios de seu grupo sociocultural.
II. ( ) Ao ter a oportunidade de explorar o brinquedo, a criança tem contato com diferentes vivências perceptivas, como reconhecer diferentes cores, tamanhos, formas, texturas, cheiros etc.
III. ( ) Ao brincar, a criança surda desenvolve uma infinidade de ações, favorecendo seu pensamento prático desde os primeiros meses de vida.
IV. ( ) Livros predominantemente teóricos devem ser utilizados em sala de aula para com alunos surdos em detrimento de livros ilustrados.
Agora, marque a sequência correta:
A
F – V – V – V
B
F – F – F – V
C
V – V – F – F
D
V – V – V – F
E
F – V – V – F







4 comentários:

  1. Fora a questão 2 em que a resposta correta é "A", as outras respostas me ajudaram muito. Obrigado

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