PSICOLINGUÍSTICA
Questão 1/2 - Leia o seguinte fragmento de texto:
“[...] publicações mais recentes sinalizam a necessidade de inclusão, no quadro dos problemas abordados pela Psicolinguística, de temas como a comunicação intercultural, entre outros”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 22.
De acordo com o livro-basePsicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, com as diversas possibilidades de abordagem, a Psicolinguística tem se tornado mais:
A) filosófica.
B) mística.
C) alegórica.
D) eclética.
E) literária.
Questão 2/2 - Psicolinguística
Leia a seguinte citação:
"[...] pode-se caracterizar a Psicolinguística como um ramo do conhecimento científico que consiste em uma 'área de transvariação que requer conhecimentos linguísticos e psicológicos' para a exploração profícua e eficiente dos fatos que estuda”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: PAIS, C. T. Manual de linguística. Petrópolis: Vozes, 1979. p. 180.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre as definições de Psicolinguística, assinale a afirmativa correta:
A) A Psicolinguística configura-se como um campo de estudo não científico, específico e restrito.
B) A definição precisa de Psicolinguística deve apontar que ela exclui o sujeito falante de sua investigação.
C) A Psicolinguística estuda os processos mentais envolvidos na aquisição, produção e compreensão da linguagem.
D) A Psicolinguística deve ser definida não como uma ciência autônoma, mas como uma disciplina de especialização da Psicologia Aplicada.
E) A Psicolinguística é definida como uma ciência não autônoma, visto que evoluiu dentro das fronteiras da Linguística Aplicada.
Questão 1/2 - Psicolinguística
Atente para a seguinte citação:
“[A] oralidade antecede a escrita. Não é apenas através dos olhos que se aprende uma língua, mas também através da audição, em situações de comunicação”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: LOPES, M. C. Compreensão oral em língua inglesa. Curitiba: IESDE, 2012. p. 10.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre as abordagens inatistas e suas explicações da aquisição da linguagem, analise as seguintes asserções:
I. Evidenciam que os falantes de uma língua natural produzem infinitas sequências de sentenças a partir de recursos finitos.
II. Consideram que o ambiente serve apenas como um desencadeador do dispositivo da aquisição da linguagem.
III. A aquisição da linguagem seria o processo de descoberta das regras da língua materna pela criança.
IV. A aquisição da linguagem teria como base e fator fundamental a interação entre crianças e adultos.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I, II e III
B I, II e IV
C I, III e IV
D II e III
E III e IV
Questão 2/2 - Psicolinguística
Leia a seguinte afirmação:
“A questão da aquisição da linguagem é uma preocupação muito antiga, que foi objeto de reflexão nos trabalhos de vários filósofos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: COSTA, I. B. Linguística III. Curitiba: IESDE, 2012. p. 80.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre o processo de aquisição da linguagem, assinale a afirmativa correta:
A Psicólogos e linguistas são unânimes na descrição completa do processo de aquisição da linguagem.
B O processo de aquisição da linguagem é simples e já está descrito em todas as suas fases e detalhes.
C A aquisição da linguagem é um processo exclusivamente cultural, dividido em fases de ensino e aprendizagem.
D A aquisição da linguagem é um fenômeno exclusivamente natural, de absorção instintiva e inata.
E As teorias se dividem, pois a aquisição da linguagem é complexa, mas seu percurso apresenta fases definidas, já confirmadas pela literatura especializada.
Questão 1/2 - Psicolinguística
Leia a seguinte passagem de texto:
“A afasia é um distúrbio que se caracteriza pela perda parcial ou total da linguagem, em consequência de uma lesão cerebral, na maioria das vezes resultante de um acidente vascular cerebral”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: SANTOS, M. M. C. dos. Afasia: A ausência da fala no outro. Dissertação. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2001. p. 15.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, marque a alternativa que contém denominações de distinções mais sutis do fenômeno da afasia.
A esquizofrenia e sintomatologia.
B fonologia e semântica.
C paranoia e hipoatividade.
D afasia global e alexia.
E autismo e dislexia.
Questão 2/2 - Psicolinguística
Leia a seguinte informação:
“68% dos professores sabem que alunos com dislexia não apresentam déficit de inteligência (retardo mental) e 55% sabem que a dislexia afeta o rendimento escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: MEDEIROS, M. C. G. O que os professores conhecem sobre dislexia. São Paulo: SESI-SP, 2012. p. 97.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre a dislexia, marque a afirmativa correta:
A) Depende do grau de instrução do indivíduo.
B ) Depende da inteligência do indivíduo.
C) Depende das oportunidades socioculturais do indivíduo.
D) Consiste em uma dificuldade para ler.
E) Consiste, mais precisamente, em uma dificuldade para falar.
Questão 1/2 - Psicolinguística
Leia a seguinte citação:
“Quanto mais nos aprofundamos na questão da escrita, mais perdemos de vista a certeza ingênua acerca do que é escrita”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: REGO, C. de M. Traço, letra, escrita. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. p. 82.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, o nosso sistema de escrita é considerado:
A) hieroglífico e silábico.
B) alfabético e fonético.
C) hieroglífico e fonético.
D) alfabético e silábico.
E) consonantal e escalafobético.
Questão 2/2 - Psicolinguística
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A ideia de continuum, proposta por Marcuschi, traz uma perspectiva mais abrangente para o estudo das relações entre a fala e a escrita, pois permite considerar o fato de que há muitos textos escritos que se aproximam mais ao polo da fala".
Após esta avaliação, caso queira ler este texto na íntegra, ele está disponível em: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 110.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, marque a alternativa que aponta um texto escrito usualmente mais próximo ao polo da fala que ao da escrita:
A) artigo científico.
B) soneto clássico.
C) Procuração.
D) bilhete pessoal.
Questão 1/5 - Psicolinguística
Leia a seguinte passagem de texto:
“O nascimento da ciência Psicolinguística [...] está intimamente ligado a uma tendência geral de aparecimento de novas ciências a partir de fusões entre algumas já existentes. Com efeito, a Psicolinguística surge com a necessidade de se oferecerem bases e explicações teóricas a várias tarefas práticas, para as quais as abordagens puramente linguísticas se mostraram insuficientes por focarem a estrutura das línguas e a análise textual excluindo de sua investigação o sujeito falante”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: GODOY, Elena. Psicolinguística. <https://www.passeidireto.com/arquivo/17063198/psicolinguistica---elena-godoy>. Acesso em 09 mar. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre o surgimento e definição da Psicolinguística, assinale a afirmativa correta:
A A Psicolinguística surgiu no continente europeu há mais de cem anos.
B O resultado principal da Psicolinguística foi a criação de um idioma artificial mais sofisticado que as línguas humanas.
C A Psicolinguística é uma ciência não autônoma, visto que é simples soma das suas duas ciências-mães, ou seja, da Psicologia e da Linguística.
D De forma abrangente, a Psicolinguística pode ser definida como o estudo das conexões entre a linguagem e a mente.
E O estudo de casos de perda de linguagem é o objetivo exclusivo e final da Psicolinguística.
Questão 2/5 - Psicolinguística
Considere o fragmento de texto a seguir:
“[Existe um método de pesquisa da Psicolinguística que] consiste na observação do comportamento linguístico em diferentes atividades verbais de compreensão e produção da fala em situações comunicativas contextualizadas. [Nesse método], são feitas gravações ocultas das conversas”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GODOY, E.; DIAS, L. S. Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2014. p. 23.
Conforme os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, a definição acima corresponde a qual dos três tipos de métodos de pesquisa psicolinguística?
A método experimental.
B simulação cognitiva.
C método progressivo.
D método observacional.
E simulação sintática.
Questão 3/5 - Psicolinguística
Leia a seguinte passagem de texto:
“Com relação à estrutura, os hemisférios cerebrais são muito similares, entretanto com relação às funções são diferentes. O hemisfério esquerdo, na maioria das pessoas, é o responsável pela fala, linguagem, o raciocínio lógico e a análise e determinadas ações de comunicação. O lado direito do cérebro está mais voltado aos imputs sensoriais, à consciência auditiva e visual, às habilidades criativas e à consciência espaço-temporal”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SILVIA, Maria. As funções dos hemisférios cerebrais. Disponível: <http://cerebro-online.blogspot.com.br/2010/01/as-funcoes-dos-hemisferios-cerebrais.html>. Acesso em 09 mar. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, com a verificação de que os hemisférios cerebrais se especializam em habilidades diferentes, surgiu o conceito de:
A lateralização funcional.
B afasia.
C corpo caloso.
D aquisição da linguagem.
E inatismo.
Questão 4/5 - Psicolinguística
Considere o trecho de texto abaixo:
“No desenvolvimento que a Linguística observou no decorrer do século XX, a relação entre fato linguístico e fato social ganha novos contornos, de tal modo que as relações sistemáticas, embora no horizonte das novas disciplinas nascidas como subáreas da Linguística, deixam de ser o parâmetro único para construção dos objetos de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. O estudo da Linguística Aplicada no campo das ciências da linguagem e o ensino da escrita. <http://www.abralin.org/revista/rv7n2/10-Manoel-Luiz[1].pdf>. Acesso em 09 mar. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem sobre a diferenciação entre Linguística e Psicolinguística, marque a afirmação correta no que tange ao objeto de estudo de cada uma dessas ciências da linguagem:
A O objeto de estudo da Linguística é o sujeito falante, enquanto que a Psicolinguística estuda a materialidade da linguagem.
B O objeto da Linguística é a análise dos elementos formais da linguagem humana, enquanto que a Psicolinguística se volta aos processos cognitivos de produção e compreensão da linguagem.
C O objeto da Linguística é o discurso individual, enquanto que a Psicolinguística tem por principal objetivo o de estudar os discursos políticos.
D O principal objeto de estudo da Linguística são os textos escritos, enquanto que a Psicolinguística se interessa na oralidade e na criatividade individual.
E O objeto de estudo da Linguística é a análise formal das estruturas das línguas naturais, já a Psicolinguística é uma disciplina auxiliar, que tem por principal objetivo o de auxiliar os estudos da Linguística.
Questão 5/5 - Psicolinguística
Considere o excerto de texto abaixo:
“A Psicolinguística, de acordo com Slama-Cazaku, é concebida] como um domínio autônomo e não como ramo de uma das ciências das quais deriva – Psicologia ou Linguística. Essa autonomia é assegurada pela existência de um objeto específico, bem como de uma metodologia e uma modalidade de interpretação de fatos particulares”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MELO, Lélia Erbolato. A Psicolingüística: Objeto, campo e método. In: _____ (Org.). Tópicos de Psicolinguística Aplicada. São Paulo: Humanitas, p. 13-24, 2005. p. 13
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Psicolinguística em foco: Linguagem, aquisição e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta os três tipos de métodos de pesquisa da Psicolinguística.
A Método psicodélico, método progressivo e método da nova onda.
B Método lógico, método analítico e método composto.
C Método linguístico, método cognitivo e análise sintática.
D Método observacional, método experimental e simulação cognitiva.
E Método observacional, método progressivo e simulação sintática.
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